Oficinas KANGRAM

O Framework Kangram é uma ferramenta de ensino ativo que visa gerar habilidades e competências ao usuario a partir da criação de projetos e da análise de problemas, baseado na pesquisa de mestrado “Kangram maker game: framework de aprendizagem criativa, design thinking e canvas para a construção de projetos educacionais”. Tendo como propósito quantificar a aceitabilidade e engajamento dos alunos do Ensino Fundamental com o método proposto e também de identificar possíveis falhas no Kangram, foi utilizado o método de pesquisa ação (THIOLENT, 2008) durante o desenvolvimento da pesquisa. A princípio o projeto seria voltado para o ambiente virtual já que, por conta da pandemia de covid19, os alunos e professores não estariam frequentando presencialmente as aulas e estariam utilizando de plataformas educacionais online. Tinha-se planejado a construção de um site na plataforma wordpress, na qual os alunos usariam para documentar e compartilhar seus projetos, assim como um diário de bordo e coleta de dados. Porém, durante o processo de criação, as aulas presenciais acabaram retornando, o que acabou impossibilitando algumas partes do projeto. Sendo assim, ciente de que o Kangram utiliza da ideia principal do movimento maker, que se pauta pelo livre acesso a informação (ANDERSON, 2012) e é constituído por três etapas principais para suprir a base de criação de ideias, dar suporte a criação do projeto pessoal e garantir que haja a documentação do processo, o plano de ação da pesquisa passou a focar na criação de mídias comunicacionais que explicassem de forma clara como o Kangram funciona e como ele poderia ser aplicado nas mais diversas disciplinas, focando em seu potencial multidisciplinar. Em seguida, encaminhando aos docentes que utilizaram o Kangram um questionário visando obter respostas sobre a eficácia do método em sala de aula e do material de apoio que foi desenvolvido. Deste modo, tornou-se possível observar o potencial da ferramenta, possíveis pontos de melhoria no Framework Kangram e como foi sua adesão por parte dos discentes e docentes. 

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